Ser Fitness é com Ele - O problema da retenção de líquidos

quinta-feira, 27 de abril de 2017

Olá a todas as leitoras deste super blog J


   Esta semana, vou abordar a temática da retenção de líquidos que “atormenta” tantas mulheres J Pode parecer que me afasto da temática do fitness, mas verão que não.
   
   É evidente que, nas mulheres,as flutuações hormonais existentes na fase menstrual são de facto potenciadoras de uma maior retenção de fluidos no espaço intersticial, causando uma sensação de inchaço e desconforto. Esta situação é causada pelo efeito que os estrogénios possuem no aumento da retenção de sódio e diminuição da excreção de água, a nível renal.



   Contudo, tudo isto poderá ser atenuado pela prática de atividade física, na medida em que o suor elimina, de forma eficiente, água e sódio do nosso corpo, diminuindo a sua retenção. Assim, desmistifica-se a crença infundada de que não é prudente praticar exercício físico durante a fase menstrual, sendo, pelo contrário, algo bastante benéfico neste contexto.

   Mas qual a origem deste fenómeno quando “ataca” nos períodos não menstruais ou chega ao universo masculino?
Uma ingestão de sódio excessiva e uma diminuição da ingestão hídrica fazem com que os mecanismos homeostáticos a nível renal promovam uma retenção dos fluídos corporais. É lógico que, se o corpo não tem água suficiente, aquilo que faz é manter a todo o custo a que tem, não a eliminado na urina ou através de outro mecanismo de excreção.

   Então o que fazer para diminuir a retenção de líquidos? Precisamente reforçar a ingestão de líquidos. Apesar de poder parecer um contrassenso, beber mais água quando se sofre de retenção de líquidos é extremamente importante, no sentido em que contraria o mecanismo hormonal que estará a promover a retenção. Uma forma útil e prática de controlar estes níveis de hidratação é procurar ter uma urina o mais clara possível e sem odor, principalmente a primeira urina do dia.



   Será que, para além da água, existirão outras opções úteis que simultaneamente hidratem e facilitem a excreção de sódio e fluidos que estão aprisionados? Na realidade, existem alguns estudos com a cavalinha e dente-de-leão que reportam o seu efeito diurético. Desta forma, para quem não gosta de beber água “simples”, experimentar estes chás poderá ser interessante.

   Outra pequena ajuda poderá passar pelo aumento da ingestão de potássio, algo que é concretizado com o recurso a alguns alimentos como frutos gordos, abacate, batata-doce, feijão, grão, toda a fruta e legumes na generalidade, por oposição aos alimentos ricos em sódio como molhos, enchidos, manteigas, caldos de carne, batatas fritas, etc.

   O controlo na ingestão de alimentos açucarados também é necessário, evitando um abusivo consumo de hidratos de carbono de carga glicémica superior, como bolachas, bolos, doces, chocolates, pão branco, cereais açucarados, etc., dado o seu papel na elevação da insulina, hormona que pode igualmente favorecer a retenção de líquidos.

   Por isso já sabes, aumenta o consumo de água, promove o consumo de alimentos ricos em potássio e diminui o consumo de produtos ricos em sal e açúcar!

Um grande beijinho a todas.





26 comentários:

  1. Realmente o facto de adorar chá ajuda-me imenso, acabo por beber imensa água todos os dias! Muito informativo o post :)
    Beijinhos, The Fancy Cats

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  2. Se há coisa com que ando sempre atrás e tenho comigo é uma garrafa de água, é uma força de hábito não só porque sofro de pedras nos rins mas também porque ando sempre cheia de sede e água só nos faz é bem!

    Beijinhos, Hellen ❤
    http://instantesimprovaveis.blogspot.pt/

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    1. Sem dúvida, a água é o centro da roda dos alimentos e a base de toda a alimentação saudável :)

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  3. Postagem maravilhosa amei, obrigado pela visita e uma ótima semana.
    Blog: https://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br
    Canal: https://www.youtube.com/watch?v=DmO8csZDARM

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    1. Obrigado, continua a acompanhar os próximos posts.

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  4. Gostei do post!

    Beijinhos,
    Inês
    http://www.indiglitz.pt

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    1. Obrigado Inês, vai acompanhando então :)
      Beijinhos

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  5. uau achei o post super bem feito e informativo!!! :D
    beijinhos

    Blog ChocoPink / Instagram / Facebook

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    1. Fico contente por ter sido um post útil.
      Beijinhos

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  6. Obrigada!<3
    Uma das coisas que digo todos os dias que tenho de fazer mais é beber água. A água é tão importante a todos os níveis e eu acabo por beber muito pouca e noto isso, sobretudo na pele... Óptimo post, foi bastante esclarecedor!

    Com amor,
    sara

    priceless-ambition.blogspot.pt

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    1. Obrigado. Vamos então mudar isso e gradualmente ingerir mais água diariamente :)

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  7. Acho que é por isto que nunca tive muita retenção de líquidos. Tento sempre beber o máximo de água que consigo e, sendo que sou vegan, como imensos feijões, batata doce e alimentos que ajudam a evitar este problema :)
    Kiss, Mariana Dezolt
    Messy Hair, Don’t Care

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  8. É um mal que me atormenta imenso. Não só tenho que recorrer a massagens como usar meias de compressão para o peso nas pernas não ser imenso.
    Gostei muito do post, bastante informativo =)

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    1. Atormenta muitas mulheres, espero que as dicas dadas ajudem de alguma forma.
      Beijinhos

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  9. Boas dicas...eu estou a tentar beber mais!

    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

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  10. Eu bebo imensa água e mesmo assim recorro a drenantes :) Para me ajudar nesse eterno problema!

    Segui-te *
    beijinho

    thebrunettetofu.blogspot.pt
    https://www.instagram.com/thebrunettestofu/

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    1. A água ajuda, mas não resolve o problema em casos mais complicados. Espero que as outras dicas ajudem.

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  11. Para mim, a água é um essencial para estar sempre comigo, devemos beber bastante para que isso não aconteça! :)
    www.styledays.pt

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  12. Preciso mesmo de começar a beber mais água, sou uma desgraça no que toca a isso :o
    Beijinhos,
    An Aesthetic Alien | Instagram | Facebook
    Youtube

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    1. A água é mesmo essencial, ajuda em quase todos os "problemas" :) é ganhar hábito apenas

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