Ser Fitness é com Ele - Hamburguers e fast-food estragarão mesmo a dieta?

sexta-feira, 16 de junho de 2017

Olá a todas as leitoras deste super blogJ

   Com o tempo quente e o sol a brilhar aparece a vontade de passeios, praias, piscinas e piqueniques. O problema muitas vezes é o que se come nestas esplanadas ou locais semelhantes.

   Damos por nós a pensar em comer “leve” e a optar por hambúrgueres, cachorros e outros tipos de fast-food, pois é rápida e fácil de adquirir e comer em qualquer lado. Vamos então ver se o consumo destas comidas acarreta vantagens ou desvantagens.



   Qual a desvantagem do consumo de fast-food? Precisamente a ausência de alguma vantagem J

   Infelizmente, as cadeias deste tipo de alimentos estão abertas demasiadas horas no dia, o que torna “prática” uma deslocação num lanche da tarde ou até da manhã, ou mesmo nas refeições principais. Contudo estas deslocações não devem ser frequentes, de todo. Isto porque, no caso de uma cadeia de hambúrgueres, são ingeridas cerca de 900 kcal num menu (correspondentes ao hambúrguer, às batatas de dose média e ainda ao famoso refrigerante associado). Se numa refeição principal, 900 kcal já seriam um abuso impactante no aumento do peso, então como lanche seriam uma autêntica extravagância energética.

   Estarás neste momento a pensar que só consomes 4 unidades de “peito de frango”, um hambúrguer simples e uma bebida “sem gás”, por isso o mal não será assim tão relevante.

   Desengana-te, só neste exemplo estão contempladas cerca de 560 kcal, que se transformariam em 790, caso ainda fossem para cima da mesa as batatas, ainda que a dose mais pequena. Por outro lado, se a escolha já fugir para menus maiores, fica a saber que as calorias do hambúrguer podem variar entre 350 e 850, sem contar com as cerca de 330 kcal de umas batatas de dose média e com as 140 a 200 kcal de um refrigerante.

   E por que razão falar em calorias, quando já sabemos que a qualidade é mais importante do que a quantidade?

   Porque a qualidade das calorias destas opções alimentares é praticamente inexistente, na medida em que o que as torna calóricas é o contributo bem acentuado da gordura. Seria expectável que o contributo proteico fosse superior ao lipídico, mas tal não se verifica, sendo o teor de gordura igual ou, em alguns menus, superior ao de proteína.

   E se for um wrap?

   Efetivamente, optar por um wrap é poupar umas calorias desnecessárias, na medida que estas opções são, de uma forma geral, mais discretas do ponto de vista energético, variando entre 200 a 510 kcal. Ainda assim, se juntarmos um wrap com batatas de dose média e um refrigerante (assumindo até que se trata um refrigerante zero), já vamos nas 700 kcal. Porém, os wraps podem gabar-se de conter um pouco mais de fibra do que os hambúrgueres, ainda que contenham teores de proteína e gordura semelhantes, sobretudo em relação aos menus mais “compostos”.

   Desta forma, fast-food: sim ou não? Se tiver mesmo de ser, só na cheatmealsemanal!J

   Optem por saladas frescas, sejam mais ricas em hidratos (massa fria, arroz frio, grão, etc.) ou menos ricas em hidratos (apenas alface e outras leguminosas), com frango, atum, ovo, queijo fresco, ou outro tipo de proteína à vossa escolha, tomate ou até fruta. Há uma imensidão de opções igualmente rápidas, fáceis, bem mais frescas, saudáveis e menos calóricas.

   Bons treinos, boa alimentação e até para a semana.

   Um grande beijinho a todas.





26 comentários:

  1. Oh, uma vez não são vezes e sabe bem comer "porcaria". Claro que depois temos de ser mais disciplinadas na prática de exercício físico e alimentação saudável :)
    Beijinho e boa semana :)

    sosweetgirlythings.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro que uma vez não são vezes, e se sabe bem, porque não? Por isso é que existem as "Cheat meals" :) a asneira semanal

      Eliminar
  2. Eu até tento ter uma vida saudável, mas é difícil! hahaha beijos
    www.blogbelezamake.com

    ResponderEliminar
  3. Acho que tudo precisa de moderação, né? Equilíbrio sempre!

    Beijo, Carol! Adorei o blog e estou seguindo!
    controversios.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim equilíbrio sempre, e nestes casos muita muita moderação :)

      Eliminar
  4. Olha eu vivo de dieta kkk não aguento mais e comendo tudo corretamente um hambúrguer não vai matar não kkkkkk eu penso assim..

    Beijinhosss ;*
    Blog Resenhas da Pâm

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro que não vai matar, se uma pessoa é regrada pode fazer a sua asneira semanal :)

      Eliminar
  5. Muito exercício e muita preguiça tomam conta dos meus dias, contudo, eu não passo vontade! Bk, I Love You!


    chronicleuntold.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
  6. Gostei do post! Super interessante, que agora estou em dieta!
    Beijinhos*
    The best of me

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado :)
      Um conselho, não faças dieta, faz reeducação alimentar :)

      Eliminar
  7. Infelizmente já sabia que estas coisas do fast food não trazem vantagem nenhuma mas de vez em quando apetece xD ahah
    Beijinhos

    Blog ChocoPink / Instagram / Facebook

    ResponderEliminar
  8. Guria, juro que até queria ser fitness, mas não abro mão de um fast food HAHAHA eu amo demais! Mesmo assim, adorei o post, bem informativo!
    Um beijão,
    Gabs | likegabs.blogspot.com ❥

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Um fast food ocasional não tem problema :)
      Obrigado
      Beijinhos

      Eliminar
  9. Tudo se pode comer desde que seja feita uma alimentação saudável regularmente. Se consumirmos os nutrientes que precisamos uma ida a um sitio assim não faz mal. Faz mal é quando é quase sempre.

    www.ayellowrain.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Exatamente, há que ser muito moderado nestes casos, mas uma refeição pior de vez em quando não tem problema

      Eliminar
  10. Por acaso uma vez eu e o meu namorado queriamos ir jantar fora, a um restaurante contufdo já eram 22h, só o mac estava aberto :x eles o fato de estarem tantas horas abertas as pessoas recorrem mais a eles

    BLOG | FACEBOOK | INSTAGRAM

    ResponderEliminar
  11. Optimo post!!
    Confesso que sou uma pessoa que adora fast-food, mas depois de ler o teu post vou tentar ter mais cuidado com alimentação. :)

    Beijinhos
    Catarina R.
    http://bluepearlcr.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O fast-food tem um factor viciante, mas com cuidado consegue-se mudar :) Comer de vez em quando não tem mal nenhum, nestes casos é preciso muita moderação
      Beijinhos

      Eliminar