Ser Fitness é com Ele - Dieta sem exercício físico: quais os resultados?

quinta-feira, 6 de julho de 2017

Olá a todas as leitoras deste super blog J

   Espero que as dicas já estejam a surtir efeitos, quer em termos de treino, quer em termos de alimentação J

   Com a aproximação das férias de verão começa-se a pensar muito no “corpo de praia” (seja lá o que isso for) e nas formas de nos vermos livres de algumas gordurinhas mais chatas.

   A opção recai muitas vezes para a “dieta de verão” com diminuição de quantidades ingeridas de alimentos ou supressão de hidratos de carbono. Contudo, as estratégias de perda de peso são muitas vezes ineficientes porque o corpo funciona como um termostato e equilibra a quantidade de calorias que queimamos com a quantidade de calorias que comemos.



   Quando comemos menos, o nosso corpo compensa e queima menos calorias, o que torna a perda de peso mais difícil. Sabe-se que é o cérebro que regula este termostato calórico, mas o facto de ele ajustar a perda de calorias para a quantidade de comida que ingerimos, é algo que, até há pouco tempo, não se conhecia nem se esperava.

   Numa pesquisa publicada este ano na revista eLife, uma equipa de investigadores – utilizando ratos como objeto de estudo – identificou um novo mecanismo através do qual o corpo se adaptou à baixa ingestão calórica e limitou a perda de peso. Visto que os ratos partilham uma série de importantes semelhanças biológicas e fisiológicas com os seres humanos são, assim, um modelo útil para estudar como os nossos corpos funcionam.

   A pesquisa sugeriu que um determinado grupo de neurónios no nosso cérebro coordena o apetite e o gasto energético e pode, assim, queimar ou poupar calorias. Ou seja, se a comida estiver disponível, eles dão-nos indicação para comer. Mas se a comida escassear no nosso corpo, eles colocam o nosso corpo em "modo de poupança" e impedem-nos de queimar gordura.

   Desta forma, e como já foi referido em posts anteriores, é imprescindível aliar a dieta ao exercício físico, de forma a "obrigar" o nosso corpo a gastar mais calorias do que aquelas que ingerimos, perdendo, assim, o peso desejado.

   Portanto, dediquem parte do esforço ao exercício físico e não apenas à supressão de alimentos, uma vez que a opção por apenas reduzir calorias pode ser contraproducente J


   Um grande beijinho a todas.



21 comentários:

  1. Geeente, não sabia disso tudo não! Vou pra já começar a seguir bem certinho a dieta que a nutri me deu! Nada de diminuir, só melhorar!

    Beijo!
    CONTROVÉRSIAS.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É importante que seja uma dieta fácil de seguir, ou mais cedo ou mais tarde irás desistir :)
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Eu emagreci 10 kg só mudando a alimentação e não pratiquei nenhum exercicio <3 beijos
    www.blogbelezamake.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É possível emagrecer só com alimentação, apenas chegarás a um ponto que isso não será bastante para alcançares resultados.

      Eliminar
  3. Confesso que estou bem desanimada de ser fitness, estou fazendo exercicios fisico pra tentar perder 7 kg mas tem sido muito dificil, estou tentando mudar minha alimentação mas difícil e a mente entender que não é pra ficar pensando em doce toda hora.

    Bjs

    http://caprichadissimas.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não desanimes, isso é sempre o pior caminho. É dificil e tem de ser algo gradual, vais aos poucos tentando mudar parte da alimentação enquanto praticas exercício. Os resultados vão aparecer vais ver :)
      Beijinhos

      Eliminar
  4. Exactamente! O facto de não comer não é, por si, sinónimo de emagrecer e é sabido que a prática de exercício físico regular é fundamental para a perda e manutenção do nosso peso! :) uma alimentação equilibrada e exercicio são o passaporte para a nossa saúde, boa forma e bem-estar!
    Beijinho

    http://sosweetgirlythings.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  5. Interesting post. I am your new follower ♥

    ResponderEliminar
  6. excelentes concelhos! a melhor forma e mesmo combinar uma boa alimentação com a pratica regular de exercícios físico, não há volta a dar! adorei o blog! já estou a seguir! gostava muito que me seguisses também ^^

    e btw, ha giveaway no blog! participa!
    TheNotSoGirlyGirl // Instagram // Facebook

    ResponderEliminar
  7. Sempre há perguntas, e dúvidas sobre esse assunto de não fazer ou fazer exercícios físicos, bem complexo até! kk
    Acabei de conhecer seu blog, e eu estou amando tudo! Estou seguindo o blog, e seguindo no google+, estou com metas para esse mês e eu espero que possa me ajudar a cumprir! Estou te esperando lá no blog ♥
    Beijos, e gostei muito do post

    batomveermelhoblog.blogspot.com
    @batomdamanda

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário e feedback :)
      Se precisares de alguma dica ou conselho dispõe :)
      Beijinho

      Eliminar
  8. Eu sou o contrário, dedico-me sempre mais ao exercício que à alimentação

    www.ayellowrain.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também fui assim durante algum tempo admito, mas se aliares a alimentação certa ao exercício até conseguirás melhores resultados/performances no ginásio ou atividade que praticas :)
      Beijinhos

      Eliminar
  9. Eita, que interessante saber disso! Acho que muita gente ainda não sabe, né? Porque o que eu mais vejo por aí é gente parando de comer pra tentar emagrecer :/
    Um beijão,
    Gabs | likegabs.blogspot.com ❥

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda bem que ajudou :)
      Parar de comer emagrece :) o problema é que não é saudável, e não se consegue manter isso muito tempo, o que leva a que se vá recuperar peso a curto prazo :)
      Beijinhos

      Eliminar
  10. Gostei das dicas mas eu não gosto de fazer exercício mas sei que é muito importante mas prefiro cortar na comida. Um dia talvez consiga mudar. Beijinhos bom fim de semana.
    https://asreceitasdasisi.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda bem que gostaste. O ideal é sempre aliar o exercício à alimentação :) vai tentando aos poucos.
      Beijinho

      Eliminar