Ser Fitness é com Ele - Pizza: Uma perdição com ou sem perdão

quinta-feira, 20 de julho de 2017

Olá a todas as leitoras deste super blog J

   Apesar de o ideal ser uma alimentação regrada, equilibrada e sem batotices, a realidade demonstra que isso é muito difícil de alcançar e, além disso, torna a vida demasiado aborrecida J

   Nesse sentido, mesmo para quem se alimenta bem e treina é importante existir o dia da asneira, cheat meal, gordice, gulodice semanal, ou o que mais lhe queiram chamar.

   Esta semana vamos falar sobre a pizza, esse alimento delicioso e até viciante J e tentar ver se é uma perdição imperdoável ou nem por isso.

   Ora para começar, há que dizer que depende, naturalmente, do tipo de pizza.



   Se optarmos por alternativas já preparadas, nos tradicionais restaurantes Fast-Food, somos automaticamente brindados com uma quantidade de gordura abismal, não só devido a quantidades industriais de queijo, mas também a uma maldosa adição de um topping rico neste nutriente.

   Por outro lado, nestas cadeias, a pizza não é apenas levada ao forno, é levada a um forno “especial”, sendo a massa mergulhada numa quantidade relevante de óleo, transformando-se depressa numa preparação frita. Sim, a pizza pode ser frita e facilmente apenas 1 fatia poderá atingir as 250 kcal, com cerca de 10 a 15 g de gordura.

   Contudo e, felizmente, nem todos os restaurantes optam por fritar a pizza, sendo que alguns apostam num forno de lenha, que rapidamente é identificável pelo nosso palato. Se assim for, então já estamos perante uma opção menos má. Se estivermos atentos e não encontrarmos um topping (por cima da pizza) que lhe confira um aspeto brilhante, melhor ainda, pois é sinal que é discreta, no que diz respeito à gordura.

   Ainda assim, se for confecionada em casa, então será a autêntica cereja no topo de bolo.

   Opta por uma base feita de farinha integral, farinha de centeio, couve-flor, claras de ovo, levando ao forno por cima de papel de alumínio, sem recorrer a alguma fonte de gordura para “untar” o tabuleiro. Usa queijo mozzarella ou queijo fresco light, pois conseguirás reduzir metade da gordura desta preparação. Dá protagonismo a um molho de tomate feito a partir de tomate maduro natural (evitando ketchup e polpa), poupando no número de calorias e ganhando no sabor. Prefere rechear a pizza com vegetais, aumentando o teor vitamínico desta preparação. Adicionar atum ou peito de frango são igualmente boas alternativas, aumentando o seu aporte proteico.

   Como em tudo na alimentação, a dose transforma um alimento de “bestial a besta”, por isso, sê (ou tenta ser) contida no número de fatias, não ultrapassando as 3.

   Por fim, e muito importante, se não for possível a água ou um chá sem açúcar, acompanha uma boa pizza com um refrigerante zero ou com um refrescante copo de vinho, se o contexto assim o pedir!

Um grande beijinho a todas.


15 comentários:

  1. Excelentes dicas!
    beijinhos
    https://direitoporlinhastortas-id.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  2. Gostei muito das sugestões. Desde que optei por esta vida vegetariana, tenho fugido um pouco às pizzas, não perguntes o porquê.. Mas também quando como, tento colocar ingredientes mais saudáveis que consiga..
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Wow, dear, your blog is amazing! I love it! <3
    Would you like to follow each other?
    If yes, please follow me on the my blog. I would be glad. ^_^
    I following you #1296<3
    Have a nice day!


    www.cleopatrassecret.blogspot.com

    ResponderEliminar
  4. Que delicia, deve ser muito boa <3 beijos
    www.blogbelezamake.com

    ResponderEliminar
  5. obrigada pelo comentário <3
    eu prefiro sempre fazer em casa :p

    www.pinkie-love-forever.blogspot.com

    ResponderEliminar
  6. Aqui em casa há muito que abolimos as pizzas pré-feitas e/ou as que são pedidas em restaurantes fast-food. Optamos por fazê-las com bases integrais ou, então, com uma base só de courgette e topping à escolha. Fica igualmente deliciosa! :)

    ResponderEliminar
  7. Adoramos pizza, sem duvida que é uma perdição para nós, ainda por cima as feitas em casa, beijinhos <3

    http://damselme.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  8. Gosto muito de fazer pizza em casa. E bebo sempre com água :) pra causar menos danos...
    Beijinhos
    Joana
    https://curlyhairandlipsticks.wordpress.com

    ResponderEliminar
  9. Pizza em forno de lenha é a melhor coisa de sempre! Tenho que experimentar fazer cá em casa :)
    Beijinhos, The Fancy Cats

    ResponderEliminar
  10. Eu adoro pizza! Mas não gosto nada daquelas super oleosas
    Beijinhos

    Blog ChocoPink / Instagram / Facebook

    ResponderEliminar