Ser Fitness é com Ele - Como ganhar resistência física | Principiantes

quinta-feira, 30 de março de 2017

Olá a todas as leitoras deste super blog J



   Esta semana vou dar umas dicas muito simples para o ganho gradual de resistência física, tendo em vista principiantes e pessoas com vidas muito sedentárias. Muitas são as vezes em que a falta de resistência é associada a uma pobre condição física. 

   O sedentarismo e a obesidade são das maiores “pragas” da humanidade do século XXI, pelo que o combate a este estilo de vida é uma das preocupações maiores dos promotores de atividade física a nível mundial. 

   É importante perceber que ganhar resistência física não se prende única e exclusivamente com o aumento da prática desportiva. Naturalmente que o aumento da prática de atividades desportivas leva a um aumento da resistência física. Porém, é possível ganhar resistência adotando alguns cuidados básicos, ou até fazendo umas simples caminhadas.

Dicas simples para aumento de resistência física:
1-   Incorporar caminhadas na rotina diária – Este hábito melhora não só o sistema cardiovascular como o sistema imunitário. Começarão a ter mais fôlego para exercícios mais avançados, como também sentir-se-ão reenergizados. O coração e os pulmões agradecem e sentir-se-ão certamente mais relaxados. 
2-  Eliminar o tabaco – Muito simples e fundamental, deixar de fumar. Todos conhecemos os malefícios do tabaco e sabemos que o seu consumo não traz quaisquer benefícios a nível de resistência física, sendo, pelo contrário, um malefício também nesse campo. Saliento a importância da abstinência do consumo de tabaco imediatamente após o treino, uma vez que os alvéolos pulmonares estão dilatados, o que provocará a absorção de substâncias nocivas em maior quantidade. 
3- Ter hábitos alimentares cuidados – Esta era expectável J. Associados à falta de resistência estão muitas vezes fatores como a obesidade e a alimentação pouco cuidada. É importante ter uma alimentação equilibrada, privilegiando-se frutas e vegetais, mas sem eliminar da dieta os hidratos de carbono, uma vez que são substratos energéticos importantes para o metabolismo. Tal não significa que deva ingeri-los em grandes quantidades, façam uma alimentação leve, diversificada e com várias refeições por dia e de acordo com as vossas necessidades energéticas. O consumo de água é fundamental para manter o equilíbrio hídrico do metabolismo.
4-   Apostar em exercícios cardiovasculares – Exercícios como subir escadas repetidamente, saltar à corda, pequenos sprints intercalados com caminhadas são combinações magníficas para realmente ganhar resistência física. Com a continuidade deste tipo de exercícios conseguirão aumentar a vossa resistência e passar para patamares de resistência física superiores. 

Um grande beijinho a todas








11 comentários:

  1. Nossa esse post e muito show de bola, eu amo fazer exercício físico. me identifiquei muito. tenha um bom final de semana abraços.

    http://nintudo.blogspot.com.br/

    https://plus.google.com/+NinTudo/

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    1. Ainda bem que gostaste, fica atento aos próximos :)

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    2. Verdade Raul tem razão meu amigo.

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  2. Muito bom o post! Confesso que a vida fitness mudou minha vida radicalmente! Vale super a pena! A saúde agradece né? Já estou seguindo seu blog. ;)

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    1. A saúde agradece e nós também porque melhoramos a qualidade de vida no global :)

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  3. Nunca fumei, mas os cuidados com a alimentação e as caminhadas fazem parte da minha rotina diária :)

    Beijinho <3

    Lina Soares
    Trinta por uma linha

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    1. Muito bem, pequenos cuidados como esses fazem a diferença :) parabéns

      Beijinho

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    1. Obrigado pelo elogio, fica atenta aos próximos :)

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  5. Muito obrigada pelo comentário Daniela, fico contente por ter dado umas novidades :)
    Aiii exercícios cardio vasculares, parte-me toda.. Odeio quando tenho que correr nas aulas de grupo.. (gosto correr ao meu ritimo e em grupo, puxa muito e como tenho asma, fico logo aflita)..

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    1. Fica atentas às dicas futuras então :)
      O importante é manteres sempre o teu ritmo, mesmo quando estás em aulas de grupo. Mais vale fazeres tudo ao teu ritmo do que tentares acompanhar outros e ficares aflita ou não chegares ao fim :)

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