Ser Fitness é com Ele - Apresentação

quinta-feira, 9 de março de 2017

Olá a todas as leitoras deste super blog ☺



   Como certamente já se aperceberam, a nossa amiga Daniela fez-me o desafio de começar a escrever semanalmente sobre exercício, alimentação e fitness numa rubrica intitulada Fitness é com Ele.

   Se, a princípio, fiquei um pouco relutante (ou receoso), rapidamente aceitei e abracei este desafio.

   Em primeiro lugar quero referir que ser fit não é ser igual aos modelos de capa de revista. Isso é estética, é para ver e mostrar. Ser fit é ser operacional, estar em forma para as atividades e desafios do dia-a-dia, é sentirmo-nos bem com a nossa silhueta e aspeto. Não importa ser muito magro ou definido se não conseguimos apertar os atacadores, subir um lance de escadas, correr para o autocarro, transportar as compras, pegar nos filhos ao colo, etc. O que realmente importa é sermos capazes de realizar tarefas normais sem esforço e cuidar da nossa saúde. O Fitness é para todos.

   Gosto muito de desporto e de atividade física e tento manter uma alimentação cuidada (sem exageros) como formas de me sentir bem, saudável e em forma. Espero conseguir ajudar-vos a alcançarem alguns objetivos nestes campos, tal como consegui incentivar e motivar a Daniela a alterar os seus hábitos e a conseguir a sua nova silhueta e mentalidade ☺

   Todas as semanas apresentarei dicas sobre exercícios para fazer em casa, na rua, ou no ginásio, bem como circuitos e desafios interessantes. Farei referência também à parte alimentar, sugerindo alimentos essenciais, importantes, bons e proibitivos.

Saliento que é importante a vossa participação e contribuição, ficando a aguardar comentários, sugestões e questões. Aliás, pretendo responder a algumas questões todas as semanas, por isso não se acanhem

Um grande beijinho a todas e vamos tornar 2017 um ano mais FIT.







17 comentários:

  1. Estou ansiosa para ver a parte da alimentação, estou numa reeducação alimentar há um tempinho e já tô enjoando da minha alimentação nada variada!
    vou aguardar..
    Beijinhos ❤
    Blog Ale Canofre
    YouTube

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pelo comentário. Irei focar a parte da alimentação em vários posts.
      Contudo, se tiver alguma questão ou dúvida mais concreta, esteja à vontade :)
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Vou adorara esse tua nova rubrica

    Beijinhos
    CantinhoDaSofia /Facebook /Intagram
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, espero que goste e, acima de tudo, que seja útil.
      Beijinhos

      Eliminar
  3. Obrigado por teres tocado no ponto "para todos"! :)

    Como pessoa com problemas de mobilidade, mas que sempre praticou desporto, sinto que esta onda "fit" mas em que todos já são quase perfeitos e praticamente só vêem o fit como "emagrecer", o facto de teres mostrado a faceta transversal do exercíco, do bem-estar, já me deixou aqui "colada".

    Já contas com uma fã, Raul! :)

    Beijinho aos dois,

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário simpático.
      Considero mesmo que o mais importante é o bem-estar físico e psicológico, mais do que a questão estética (essa é um plus).
      Se quiser algum conselho ou dica mais específica ou vocacionada para si, só tem de me dizer quais os problemas de mobilidade. No desporto tudo se consegue, se não por um lado, pelo outro :)
      Beijinhos

      Eliminar
    2. Muito obrigado Raúl!

      Eu tenho paralisia cerebral, displasia espastica que afeta maioritaraimente o lado direito, para ser mais exata :)

      O meu gosto e preocupação pelo desporto vêm exatamente de ter praticado fisioterapia ocupacional durante 10 anos no CPC-Porto, 13 anos de natação (não adaptada), ter tido "aulas de motricidade", mas entretanto me ter focado no yoga, pelos benefícios para o equilíbrio e postura. Tudo sempre numa perspetiva "tudo se consegue, quanto mais não seja adaptado e por tentativa e erro" ;)

      As minha dúvidas nos exercícios em casa prendem-se sempre mais na rapidez, rotatividade e consideração pelas minhas limitações... será que poderás apresentar uma versão "adaptada" para os exercícios ou rotinas que partilhares connosco?

      Mais uma vez obrigado!

      Beijinhos para os dois,

      Eliminar
  4. Mais uma vez bem vindo, hoje retomei ginasio, e foi terrível, senti-me um ET pois tive parada cerca de 6 meses e andei meia perdida, e parecia que todos olhavam para mim. Poderias dar dica para passar melhor esta fase da vergonha?
    Obrigada
    Beijos Coloridos
    Arte e Cor

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário e pela simpatia.
      A retoma da prática do exercício físico é sempre complicada, especialmente depois de um hiato temporal tão grande (6 meses é muito tempo). O andar perdido, o sentir o corpo a não responder é perfeitamente normal.
      Todavia, há boas notícias :) os músculos têm uma excelente memória, as sinapses estão lá (ainda que adormecidas), por isso em pouco tempo eles respondem da mesma forma e recupera-se a forma anterior.
      O melhor conselho que posso dar é: não olhes para isto com vergonha mas como algo natural, esquece os outros e foca-te em ti, na tua evolução, no que o teu corpo pede.
      Entre duas a três semanas de exercício regular e vais ver que isto estará esquecido.
      Beijinhos

      Eliminar
  5. Eu confesso que não gosto nada de atividade física.
    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário :)
      Sempre bom sermos sinceros e honestos. No entanto, talvez ainda não tenha encontrado a actividade física certa para si :)
      Ainda se pode surpreender.
      Beijinhos

      Eliminar
  6. uaaaau vai ser uma rubrica mesmo interessante !!!
    beijinhos

    Blog ChocoPink / Instagram / Facebook

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário.
      Espero que seja interessante e útil.
      Fique atenta, todas as quintas-feiras haverá novidades.
      Beijinhos

      Eliminar
  7. Ficaremos à espera para ler. E depois também teremos todo o gosto em ler dicas para engordar, que eu (ele) também preciso eheh

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário e pela simpatia :)
      Fiquem atentos então, todas as quintas-feiras haverá novidades.
      Na junção do exercício físico e da boa alimentação consegue-se qualquer objectivo, inclusivamente.... ganho de massa :)

      Eliminar