Ser Fitness é com Ele - Alimentação VS Exercício Físico

quinta-feira, 23 de março de 2017

Olá a todas as leitoras deste super blog J


   Esta semana começo por abordar uma questão que muitas vezes é colocada: “É mais importante a prática do exercício físico ou a alimentação para ser fit ou perder peso?”. “Devo manter a alimentação e começar a exercitar ou fazer dieta e não dar importância ao exercício?”.



   São questões que têm muito que se lhe diga, mas muito resumidamente, a solução é AMBAS, isto é, A CONJUGAÇÃO DAS DUAS é o ideal. A generalidade das pessoas quando quer perder peso ou emagrecer corta na alimentação. Isso traz resultados? Sim alguns. São duradouros? Nem por isso.

   Quando ingerimos menos alimentos ou alimentos menos calóricos, o corpo não será tão sobrecarregado e havendo uma diminuição na “entrada” de calorias e uma manutenção no gasto, a massa irá diminuir. No entanto, a massa que diminui pode não ser (e não é) apenas massa gorda, havendo perda de massa muscular (a chamada massa magra). Além disso, a diminuição de calorias irá abrandar o metabolismo e, mais cedo ou mais tarde, o corpo já não perde massa mesmo com menos comida.

   Por outro lado, ao manter a mesma dieta alimentar e começar a prática de exercício físico, as fibras musculares serão estimuladas, haverá um ganho de força e resistência, mas os resultados em termos estéticos (perda de peso) e até em termos de saúde, poderão não ser tão notórios.

   Assim, a melhor estratégia é sem dúvida aliar a prática de exercício físico moderado a uma reeducação alimentar (e não dieta) potenciando assim todos os resultados desejados J.

   Para terminar, e como forma de demonstrar que uma alimentação equilibrada (ou fit) não precisa de passar por comidas estranhas, com nomes esquisitos ou ingredientes difíceis e caros, indico 10 alimentos essenciais que, além de ajudarem na perda de peso, têm também propriedades anti-inflamatórias, o que significa que ajudam a combater o envelhecimento precoce.



1) Açaí - Fornece proteína da melhor qualidade, gordura saudável e antioxidantes poderosos.
2) Maçã – É associada a um risco diminuído de cancro, doença cardíaca, asma e diabetes de tipo 2, sendo o seu consumo correlacionado com uma melhor função pulmonar e perda de peso.
3)  Pera – Contém muita vitamina C e cobre (antioxidantes naturais) e ajuda à redução do colesterol.
4)  Pevides de abóbora – Rica em zinco, que ajuda a manter a pele limpa e defende os ossos da osteoporose e, sendo uma semente, ajuda na diminuição do risco de cancro, doença cardíaca e diabetes.
5) Espinafres Ricos em poderosos antioxidantes, como a luteína, que em conjunto com os carotenóides contribuem para proteger os nossos olhos da degeneração macular e das cataratas, da doença cardíaca e de outros problemas relacionados com a idade. Ah, e também são muito pobres em hidratos de carbono digeríveis, muito ricos em fibra que não só nos faz sentir saciados mais depressa e por mais tempo como modera o impacto do açúcar trazido pelos alimentos doces.
6) Canela - Tem propriedades antifúngicas, anti-inflamatórias e antibacterianas. Os seus antioxidantes melhoram os efeitos estabilizadores de insulina no açúcar no sangue e retardam os efeitos da doença de Alzheimer. Para além disso, é benéfica na prevenção do cancro e melhora os ciclos menstruais.
  7) Cacau -Melhora a função cardiovascular, a carga cardíaca em consequência do envelhecimento das artérias, baixa os valores de pressão arterial e incrementa a vasodilatação. Já para não falar que a manteiga de cacau é uma gordura saudável para o coração, porque não faz subir os níveis de colesterol no sangue e contém uma grande variedade de ácidos gordos saudáveis.
8) Romã -Repleta de propriedades (antioxidantes, anti-inflamatórias e anticoagulantes) que, para além de prevenirem o envelhecimento das células, previnem doenças cardiovasculares, diabetes, infeções bacterianas e doenças degenerativas.
9) Chá Verde -Poderoso antioxidante e desintoxicante que ativa as enzimas hepáticas envolvidas na desintoxicação do organismo e tem uma ação anti aging. Também ajuda na apoptose celular (morte das células cancerígenas) e ajuda na diminuição do colesterol.
10) Trigo Sarraceno -É mineralizante e alcalinizante, reduz a fadiga e devolve a energia. As suas proteínas inibem parcialmente a enzima que estreita os vasos sanguíneos, evitando equimoses e edemas. Como tem pouca gordura, torna-se um valioso protetor do coração, rico em compostos de hidrato de carbono, que reduzem os níveis de açúcar no sangue.

   Esta lista simples é demonstrativa de como alimentos “normais”, de fácil aquisição em qualquer supermercado e com preços acessíveis contribuem para o nosso bem-estar. Como veem, não é assim tão complicado ter uma alimentação equilibrada e saudável J. Futuramente irei continuar a demonstrar isso mesmo.

   Por último, gostaria de saber se experimentaram o desafio que criei no ultimo post e, em caso afirmativo, como se sentiram.

   Um grande beijinho a todas.







21 comentários:

  1. Confesso que nunca o fiz mas já ouvi alguém falar disso
    Beijinhos
    CantinhoDaSofia /Facebook /Intagram
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  2. Também era a ideia que tinha, são ambas importantes :)

    Beijinho <3

    Lina Soares
    Trinta por uma linha

    ResponderEliminar
  3. Eu acho que é importante ter um poico dos dois pelo menos.
    O exercício com a alimentação se complementam.
    Gostei muito do post.
    BjO e bom domingo!

    Dany
    Breshopping da Dany
    www.brechodanylins.com.br
    www.breshoppingdadanykids.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pelo feedback positivo. E sim é importante ter um pouco do dois. :)

      Eliminar
  4. Olá Daniela conheci te no evento da Swonkie e vim conhecer o teu blog, gostei muito do teu blog pelo conteúdo e imagem, ganhaste uma Seguidora aqui e nas restantes redes sociais convido te a conhecer o meu blog e a partilhares as tuas opiniões sempre que possível!
    Beijinhos
    Beleza De Mulher e Mãe
    Facebook
    Instagram

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Cristina :) Obrigada pela visita! Vou já visitar as tuas redes sociais hihi

      beijinhos,
      Daniela**

      Eliminar
  5. Eu confesso que não sou nada fitness...


    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pode parecer mas talvez não seja bem assim :) e mesmo que não o sejas, ainda podes vir a ser :D

      Eliminar
  6. Eu confesso que não sou nada fitness..


    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
  7. Obrigado pelo post!

    Muito direto e objetivo :)

    Mas no caso de alergia ou incompatibilidade, como sabemos por quais trocar?

    Obrigado!

    Beijinho para os dois,

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pela opinião e feedback positivos.
      Tudo depende de qual a alergia ou incompatibilidade, mas à partida existe sempre alternativa no que diz respeito à alimentação :)
      Beijinho

      Eliminar
  8. Gostei de conhecer os 10 alimentos.. Alguns já conhecia.. Mas é sempre bom relembrar-mos..
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Sei perfeitamente que se tem de ter um balanço entre as duas coisas, mas já que não tenho muito tempo para treinar, tento comer o mais saudável possível que consiga!

    Com amor,
    sara

    priceless-ambition.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O balanço é de facto o ideal. Comer saudável é essencial, mas consegue-se sempre tempo para um treino, nem que seja 10m por dia. Acredita que pode ser suficiente.

      Eliminar
  10. Nunca provei açaí mas gostava muito!

    Mil beijinhos,
    www.lifewithju.com

    ResponderEliminar